Personal trainer helping woman working lift heavy dumbbells two hand top a head.

Sem categoria

Treinar faz Bem para seu coração?

Publicado em: 1 ago 2022

Você já ouviu falar que o coração é um músculo? Também já ouviu falar também que que o exercício físico previne doenças cardíacas certo? Com certeza! Agora uma coisa pouca gente sabe é que o exercício Físico tem um efeito cardioprotetor!

Nós já temos muitos estudos epidemiológicos. Em primeiro lugar vamos aprender o que é epidemiologia, é um ramo da medicina que estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção.

Voltamos ao raciocínio, pois bem muitos estudos já forneceram comprovações que o treinamento físico regular pode diminuir a incidência de ataque cardíaco e a taxa de sobrevida ( que é prolongamento da vida) e está incidência é maior em pessoas ativas em relação aos sedentários.

Agora o que pesquisadores descobriram foi que o treinamento de força diminui os danos cardíacos produzido por um infarto. E também pode reduzir em 60% a magnitude de lesão cardíaca durante um infarto. Isso ocorre porque o número de células cardíacas destruídas durante um infarto determina as chances de recuperação do paciente, portanto quanto mais células destruídas em um infarto menor as chances de sobrevivência.

O que o estudo descobriu foi que se você fizer no mínimo 3 dias consecutivos de aeróbio por semana, como uma caminha ou uma corridinha leve de até 60 minutos por dia pode produzir uma proteção significativa contra os danos causados por um infarto. O que vai acontecer é que o exercício físico vai melhorar a capacidade antioxidante do coração, que é a capacidade de remover os radicais livres do coração.

Então se você gosta daquela comida mais gordurosa ou com uma quantidade maior de açúcar, fica dica para você cuidar da sua saúde e prevenir aí os danos causados pelo infarto

Thiago Brito
CEO To Be Fitness
CREF 0011285